Histórico e influências

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

A abordagem de Educar com a Vida surgiu principalmente do encontro de três movimentos paralelos que se desenvolveram no século XX:

• a Pedagogia de Célestin Freinet, construída em interação com uma série de movimentos educativos para uma Escola Moderna;

• as novas concepções científicas e filosóficas resultantes da revolução científica do século XX, especialmente influenciada pelos paradigmas trazidos pela Física Quântica;

• e o desenvolvimento da ciência cognitiva, especialmente em seu viés não mecanicista, entendendo a mente e a vida não como resultados da materialidade, mas como seus produtores.

O encontro dos dois últimos foi a inspiração para os Encontros Mente e Vida, idealizados pelo biólogo e cognitivista Francisco Varela e que têm reunido cientistas de diversas áreas, como física e psicologia, com Sua Santidade o Dalai Lama, procurando explorar as relações entre o conhecimento e o conhecedor.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

Desde a década de 90, Gustavo Marcante Guerra procurou práticas educativas coerentes com estas concepções, uma educação voltada não apenas para o acúmulo de conhecimentos, mas também ao desenvolvimento do estudante, principalmente nos seus aspectos de comunicação, socialização, motricidade, inteligência emocional e valores, expressando isto em seus trabalhos de pesquisa, mestrado e doutorado.

Em 2004, após assumir a direção da Baby House, surgiu ali o desejo e a oportunidade da escola se vincular com a Pedagogia Freinet. Para efetivar este processo, em 2005 veio fazer parte da equipe da escola a coordenadora pedagógica Gardia Vargas, hoje Doutora em Educação.

Como não poderia deixar de ser, por ser uma pedagogia voltada às pessoas, às peculiaridades de cada lugar e de cada momento, a Pedagogia Freinet se recriou na Baby House, se nutrindo de seus referenciais filosóficos e científicos.

Nossas fotos não são publicitárias, são da escola de verdade!

Esta concepção integrada, teórica e prática, desde 2011 passou a ser denominada Educar com a Vida.


Siga acompanhando:

Desenvolvimento da estrutura emocional da criança

Voltar para a capa